Sustentabilidade

O que é Sustentabilidade

“O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades.” (Gro Brundtland, 1987).

A sustentabilidade é atualmente o ponto de destaque quando se fala em meio ambiente.

Segundo o dicionário, sustentabilidade significa condição ou qualidade do que é sustentável. Apesar de parecer redundante, este conceito é inteiramente compreendido quando ligado à atuação humana no meio ambiente. Então, a partir daí é possível entender que sustentabilidade é a capacidade que empresas ou grupos de indivíduos têm de desenvolver suas atividades em um determinado ambiente sem causar um impacto violento a este meio.

Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável. O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:

Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

“Se você tem metas para um ano. Plante arroz, se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore, se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança, se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente”. (Confúcio, por volta de 500 a.C.) 

A Reciclagem Capital colabora com o meio ambiente, sempre avaliando a melhor opção em todas as suas ações. A ação de reciclagem em si, é uma forma de preservação do meio ambiente. Para por exemplo produzir um simples pacote de 500 folhas A4 de papel novo, seriam gastos 23,3 litros de água, em quanto para produzir um pacote de 500 folhas A4 de papel reciclado seriam gastos apenas 4,6 litros.  Indo mais além neste mesmo exemplo, para produzir 26 pacotes de 500 folhas A4 de papel novo, seria necessário uma árvore. Em quanto para 26 pacotes de 500 folhas de A4 em papel reciclado, não perderíamos nenhuma árvore.